Pesquisa feita pela VipCommerce em parceria com o E-Commerce Brasil mostrou um panorama das compras em supermercados online atualmente.
Pelo menos 75% dos respondentes afirmaram realizar compras em supermercados online, com frequências variadas:
44% dos consumidores dizem ter feito compras online para abastecimento da casa na última semana. 36% nas últimas 24 horas. 14% fizeram compras no último mês.
Para os respondentes que abastecem suas casas de forma digital, 63% preferem usar uma entrega agendada.
Já para 28%, a melhor alternativa é a entrega expressa (em até duas horas), enquanto 9% preferem retirar na loja.
Quando questionados sobre as principais formas usadas para fazer as compras de supermercado online, 55% afirmaram que usam o aplicativo ou o site do próprio supermercado de preferência para realizar as compras.
Outros 45% preferem optar por algum tipo de marketplace (Rappi, iFood, James, Americanas.com etc).
Podendo assinalar mais de uma alternativa, os consumidores foram questionados sobre o que os leva a decidir pela compra ao realizá-la em supermercados online.
A parte mais significativa dos consumidores de supermercados online está na faixa dos 30 a 39 anos (38% dos respondentes).
O público de 19 a 29 anos é responsável por 23% das vendas, enquanto de 40 a 49 são responsáveis por 21%.
Apenas 13% dos respondentes tem entre 50 e 59 anos e 4% acima dos 60 anos.
O público feminino também é maioria, mas a dianteira é pequena: 52% são mulheres.
Além disso, 48% dos consumidores se identificaram como casados, 31% estão solteiros e 13% estão em uma união estável. 7% são divorciados.
A maior parte dos consumidores, inclusive, dispõe de um veículo próprio para realizar as compras (caso não comprassem online): 69% tem um carro.
Além disso, 21% usam aplicativos de transporte (como Uber e 99).
Fonte: E-commerce Brasil