Uma história inspiradora de alguém que, em algum momento da vida, se sentiu perdido e encontrou o sucesso após iniciar um negócio do zero: a trajetória parece bastante comum para todos nós, especialmente nos dias de hoje, quando negócios online podem render verdadeiras fortunas. Ou não. Mas só é possível saber onde a jornada empreendedora nos levará se a iniciarmos. Essa é a avaliação é de Kevin Leyes, CEO da empresa de publicidade e marketing Leyes Media, em artigo publicado pelo site americano Entrepreneur.
Leyes toma como exemplo o australiano Ben Simkin, que foi expulso da escola aos 16 por hackear os computadores do sistema do colégio. Como programador, ele começou uma companhia de TI aos 20. Aos 24, vendeu a mesma empresa para sete executivos. Agora, ele é o fundador da companhia de marketing BusinessNET, que fatura R$ 2 bilhões em vendas anualmente.
De acordo com o empreendedor, antes de começar, é preciso descobrir qual produto ou serviço o seu negócio irá comercializar. “Você pode ter alguns interesses e não ter certeza sobre o que é mais lucrativo”, disse. Ele aponta, ainda, como segmentos com potencial, os e-commerces, criação de conteúdo, serviços de filmes, serviços profissionais de manufatura, negócios criativos ou real state (investimentos em fundos do mercado imobiliário)
“E, claro, seu negócio só irá florescer se você estiver realmente interessado e se importar com o produto ou serviço oferecido. Então, tenha certeza de que é algo que você ama. Uma vez feita a descoberta que se encaixe nesse critério e que seja algo que alguém vai desejar comprar, então há uma empresa”, afirma.
Confira as dicas para ter negócios lucrativos em 2021:
1 – Decida qual plataforma vai utilizar (e quais as taxas)
Como vender o seu próprio produto? Para Leyes, uma pessoa deve criar o seu website ou ter um espaço em plataformas que façam o serviço. “Alguns encontram sucesso vendendo em plataformas de terceiros. Se escolher esse caminho, pesquise quais as taxas e porcentagens das vendas essas plataformas cobram do seu negócio”, indica. Pode ser um bom lugar para começar e, então, fazer uma transição para um ambiente próprio.
2 – Compre e teste o seu produto
Se está vendendo algo, você também está produzindo ou comprando de alguém. Por isso, se estiver fazendo, experimente pequenas amostras e teste os fornecedores da matéria-prima. Isso é importante para ter certeza de que não haverá problema com abastecimento ou questões de entrega.
“Se você está obtendo um produto de um terceiro, certifique-se de fazer o pedido de algumas unidades para testar. Neste processo, o que pode ajudar a ter um bom feedback sobre o produto é a opinião de amigos e da família”, disse o CEO. É possível usar essas opiniões no site como um certificado de que o seu produto/serviço realmente funciona.
3 – Tenha uma estratégia de marketing
Construir uma estratégia de marketing sólida e colocá-la em prática é importante para o sucesso do seu negócio, de acordo com o empresário. “Não se pode depender da palavra de alguém para fazer dinheiro. Isso significa que você precisará planejar as construções de uma lista de email e estratégia de email marketing”, ressalta.
Ele afirma, também, que criar uma presença nas mídias sociais também ajudará a angariar tráfego orgânico. Neste aspecto, anúncios pagos podem auxiliar no direcionamento do tráfego quando estiver terminado de forma adequada. Para o site, é importante fazer a busca por palavras-chave e utilizar estratégias de SEO para ajudar as pessoas a encontrá-lo.
4 – Desenvolva a sua marca ou site
Depois de conseguir tráfego para seu site ou seguidores nas mídias sociais, é preciso ter certeza de que sua marca é consistente. “38% das pessoas deixarão de se envolver com um site se o layout ou conteúdo não for atraente. Além disso, 75% dos consumidores dizem que fazem julgamentos sobre a credibilidade de uma marca com base no design do site. Portanto, dedique um tempo desenvolvendo sua marca e seu website”, pontua Leyes. “A experiência do usuário é extremamente importante para construir a confiança de seu cliente.”
Ele afirma que, quando o espaço virtual estiver pronto para o lançamento, é necessário se certificar de acessar (se estiver criando o seu) e testar cada página, botão, link e ação. “Avalie o processo de finalização da compra para que possa corrigir quaisquer problemas antes que o cliente os experimente.”
5 – Estabeleça metas e faça o trabalho administrativo
Colocar objetivos é importante para o seu sucesso. “Defina metas financeiras e de produto. Quanto você espera ganhar nos primeiros seis meses? Divida isso e descubra quanto é necessário fazer em vendas mensais, semanais e diárias. Certifique-se de acompanhar o progresso para que possa analisar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado”, diz.
O empresário afirma que é preciso definir esses passos para que se possa avaliar os produtos ou serviços, o que pode ser melhorado e quais itens podem ser adicionados no futuro.
Além do estabelecimento de metas, o empreendedor deve trabalhar em seu plano de negócios de maneira ampla. “Crie uma declaração de missão, escreva descrições de produtos e faça análises de mercado e da concorrência. Você também vai querer cuidar dos vários trabalhos administrativos ao ser dono de um negócio lucrativo”, afirma.
É preciso ter uma sociedade ou será uma empresa de proprietário único? Além dessas questões, é importante checar questões burocráticas. “Verifique com o governo local se sua empresa deve ser registrada. Como será o pagamento de impostos, trimestral ou anualmente? Crie um plano de economia para os tributos”, complementa Leyes.
6 – Comece agora
Um erro comum é que muitas pessoas ficam presas na fase de pesquisa para ter um negócio em alta. Embora todas as etapas destacadas aqui sejam importantes, não se deixe levar por apenas uma. “A voz da sua marca não precisa ser correta para começar. Sua estratégia de marketing deve mudar e evoluir – não fique preso à perfeição. Você aprenderá, se ajustará e crescerá aos poucos, conforme avança”, diz o empreendedor.
Começar negócios e empresas pode até ser assustador, mas muitas vezes as coisas que nos assustam são as que mais valem a pena, explica Leyes. “A pessoa nunca criará um negócio redondo se não começar. Portanto, faça sua pesquisa e crie seu plano, mas não deixe que a perfeição atrapalhe o início”, finaliza o CEO.
Fonte: Revista PEGN