Uma das estratégias mais pertinentes para o fortalecimento do e-commerce é a criação de um blog que atue de forma coordenada e entregue aos usuários conteúdos de boa qualidade, com consistência e respeito às boas práticas do SEO.
É comum que lojas virtuais e blogs tenham um crescimento conjunto, mas isso não significa que um não possa ultrapassar o desenvolvimento do outro. Nesse artigo, é apresentado a vocês seis razões que podem levar seu blog a se destacar em relação ao e-commerce.
Acompanhe a leitura e descubra como aproveitar ao máximo o sucesso do seu blog!
Devemos considerar, antes de qualquer coisa, que o grande objetivo de um e-commerce é promover a venda de seus produtos. Dessa forma, pode parecer pouco interessante alimentar um blog que não atue diretamente no aumento das conversões, não é mesmo?
No entanto, o conteúdo do blog e o conteúdo do e-commerce trabalham de formas bem diferentes. Enquanto no e-commerce temos os nossos olhos voltados para os produtos e as vendas, no blog nos concentramos em informar, desenvolver relacionamento e fortalecer a marca diante do público.
Todos os pontos de atuação do blog possuem potencial para impulsionar a receita da loja virtual – desde que sejam trabalhados estrategicamente. Assim, de forma geral, o e-commerce tem muito a ganhar fortalecendo o blog e vendo seus conteúdos alcançarem públicos cada vez maiores.
Com isso em mente, vamos entender quais são as possibilidades que facilitam o crescimento do blog!
Normalmente, os blogs são operados pelo WordPress, o maior CMS do mundo, uma plataforma que permite a gestão de conteúdo com praticidade e dinamismo. Enquanto nas plataformas de e-commerce os acessos são limitados e burocráticos, no WordPress as informações correm com fluidez, abrindo portas para inúmeras possibilidades.
Por contar com uma infinidade de plugins que ajudam a manter as páginas seguras, otimizadas e atualizadas, o WordPress é um dos motivos que fazem o blog sair na frente e se destacar nas métricas.
Produzir conteúdo SEO de qualidade para lojas virtuais implica em seguir estratégias que acabam definindo e limitando o conteúdo em inúmeros pontos. Porém, quando pensamos no blog, encontramos autonomia para gerar textos que realmente façam sentido para nosso usuário.
Enquanto no e-commerce nos atemos a textos únicos para categorias e produtos, no blog podemos nos aprofundar, desbravar temas extensos, subdividi-los se necessário, montar cronogramas de postagens de acordo com as necessidades da loja e muito mais.
Um dos aspectos que mais exemplifica essa autonomia é a frequência de postagens no blog. Os textos podem ir ao ar semanalmente e essa simples ação abre espaço para a criação de um relacionamento de confiança com o usuário.
A criatividade é uma virtude exigente. Ela pede por cores, formatos e mídias que no e-commerce, muitas vezes, não conseguimos desbravar. No blog, o uso de imagens é essencial – afinal, elas ajudam a fornecer uma experiência completa ao usuário, além de ser um fator de identificação frente ao Google.
É por isso que estabelecer um padrão de qualidade SEO na otimização das imagens é muito importante para manter o blog sempre saudável e responsivo. Além delas, ainda podemos nos utilizar de vídeos, gifs, infográficos, entre outras mídias que são inviáveis em plataformas de e-commerce.
O keyword research é uma etapa do planejamento de conteúdo tanto para o e-commerce, quanto para o blog. É por meio das buscas por palavras-chave que definimos quais são as melhores oportunidades para o crescimento orgânico de ambos os ambientes.
Durante o planejamento, podemos nos deparar com três tipos principais de keywords, são eles: navegacional, informacional ou transacional. Cada uma delas atende a uma intenção de busca diferente, por exemplo:
As palavras-chave navegacionais buscam guiar o usuário a um domínio pré-determinado, como: o site da Coca-Cola. Já as palavras-chave transacionais são aquelas que direcionam o usuário para uma compra, condicionam uma transação, por exemplo: calça jeans.
Já as palavras-chave informacionais são aquelas que esclarecem dúvidas, ensinam algo novo, oferecem comparativos entre produtos, desbravam temas relevantes e atraem usuários com interesse em determinado nicho.
No blog temos liberdade para trabalhar as keywords informacionais sem nenhum tipo de dependência transacional. Isso nos permite conduzir o usuário em um caminho completamente natural para ele.
Por exemplo: ao pesquisar sobre “dicas de looks com calça jeans” o usuário não possui uma intenção de compra. Seu intuito é apenas obter uma informação, sanar uma dúvida. No entanto, uma loja virtual do nicho da moda pode, por meio do blog, estabelecer seu primeiro contato com esse usuário.
Para fazer isso, basta responder a dúvida de forma precisa e completa. Desta forma, as buscas informacionais se tornam um fator importantíssimo, capaz de fazer o blog deslanchar em tráfego e leads.
Além de criar o tão necessário relacionamento entre público-alvo e e-commerce, os conteúdos informacionais que o blog abriga possuem outro potencial muito relevante: por oferecerem valor real para a vida de quem lê, são materiais altamente compartilháveis!
Através dos seus leitores, conteúdos informacionais podem levar o nome e a cara da sua marca para as redes sociais, por exemplo, além de gerar backlinks valiosos por via orgânica, a mais valorizada pelos mecanismos de busca.
Personalização de conteúdo, entender o público-alvo é um dever de toda marca. Afinal, conhecer quem são nossos clientes é o primeiro passo para chegar até eles. Porém, é muito comum que no dia a dia os conteúdos de e-commerce sejam construídos sem considerar esse aspecto tão importante.
Afinal, produzir conteúdo para a descrição de produtos de todos os itens da loja pode ser um trabalho extenso e demorado, o que dificulta a personalização da linguagem. No blog, por outro lado, é possível que cada texto tenha um direcionamento específico.
Isso significa que, antes de investir em textos destoantes, o público-alvo, a persona e as intenções de busca dos usuários da marca devem ser estudados. A linguagem deve ser direcionada para cada persona. Fazendo isso, a comunicação se torna mais efetiva e nossos objetivos se aproximam cada dia mais dos interesses de quem está realizando as buscas.
Fonte: Ecommerce Brasil