Entrar em uma rede social, criar sua própria página e sair vendendo parece fácil, mas exige muita atenção das empresas. Apesar do Facebook existir há mais de 10 anos, novas ferramentas são incluídas nele constantemente e novas regras de uso fazem com que haja um cuidado no gerenciamento de fanpage.
Entender o que ela é e sua importância é o primeiro passo para entrar nesse universo amplo de negócios.
A Página de fãs é um local específico no Facebook para pessoas jurídicas ou que desejem interagir com seu público de maneira mais profissional. Empresas, associações, sindicatos, autônomos, organização com ou sem fins lucrativos, influenciadores digitais fazem parte desse grupo a quem uma fanpage se destina.
Ela é parecida com o perfil pessoal, porém conta com o diferencial das funcionalidades e ferramentas que podem aperfeiçoar o desempenho de conteúdo. Enquanto um perfil é ligado a uma pessoa física, com o limite de 5 mil amigos, na página de fãs o número de seguidores é ilimitado.
Outra diferença é que a fanpage é um espaço para reunir fãs em vez de amigos. O relacionamento é construído por meio do conteúdo gerado e a força do engajamento está intrinsecamente relacionada a isso.
O recurso das estatísticas é oferecido a quem possui uma fanpage, permitindo uma análise do que agrada ou não a essa base. Outros aplicativos podem ser instalados na Fanpage como enquetes ou aba de discussão de assuntos.
Para se ter todos os recursos para oferecer o melhor conteúdo, a página sempre será a melhor solução. Programar posts, analisar métricas, incluir aplicativos e poder impulsionar publicações e anúncios são alguns benefícios. Profissionalmente, criar uma fanpage traz mais visibilidade e um maior alcance de público.
Algumas pequenas empresas aderiram a criação de perfis como forma de ter maior alcance e engajamento, uma vez que o de fanpage ainda limita a entrega para a base. A estratégia, arriscada, prevalece da fidelização dos clientes já existentes e pouco trabalha novos entrantes.
Além disso, as fanpages permitem instalar plugins e criar CTAs nas publicações. Outro diferencial é poder ser administrado por mais de uma pessoa, em contas diferentes – no perfil pessoal a vinculação é com um nome e e-mail.
A fanpage é um meio paralelo ao site da empresa para trabalhar o relacionamento com o cliente, ampliar as vendas e comunicar o que quer que a marca queira. Algumas empresas trocaram seus sites na web por uma página no Facebook. Essa atitude não apenas cria uma dependência da rede social, como faz a empresa perder espaço em sistemas de buscas, como Google e Bing, já que o Facebook é pouco indexado por eles.
A razão de criar a fanpage, no entanto, é ser um canal extra para rentabilizar a marca e criar relacionamento com o cliente (ou em potencial). Essa é uma maneira boa e simples de divulgar uma marca, já que com os diferentes filtros de buscas do Facebook ela pode ganhar mais visibilidade, principalmente para os micros e pequenos empreendedores que não possuem recursos de investir em anúncios no Google.
Pagar para impulsionar uma página ou determinada publicação também é mais acessível, já que a própria empresa pode gerir o valor que quer investir em publicidade na plataforma.
Antes de criar uma fanpage é preciso planejar a estratégia para ela, como por exemplo qual será o perfil do público que quer atingir. Elaborar uma persona ajuda tanto para preparar as postagens quanto na hora de impulsionar uma publicação e utilizar os filtros da rede. Tendo isso, é hora de saber que tipo de conteúdo será publicado e a frequência dele. Criar um board de assuntos e formatos (foto, vídeo, enquete, etc) é maneira mais simples de começar o planejamento. Analisar o horário dos posts e ajustar uma pessoa para responder os comentários com base nisso também é importante. Por isso, deve-se saber qual tom de voz a marca utilizará nesse canal.
Tendo isso, é hora de efetivamente criar a página. Para criar uma fanpage no Facebook é obrigatório que ela esteja associada a um perfil de pessoa física (o proprietário da conta). Ao logar esta conta, haverá um botão de “+” na barra superior da tela. Em seguida, deve selecionar “Página (conecte-se e compartilhe com clientes ou fãs)”.
Uma nova janela vai ser aberta para que se escreva Nome, Categoria e a Descrição do negócio. É possível obter uma prévia dessa página tanto para desktop quanto mobile. Em seguida, é hora de personalizar essa fanpage para deixá-la com a cara da marca.
Na parte visual, é preciso colocar foto do perfil e de capa. Essa parte é importante pois representa a identidade visual do negócio. Já na parte de informações da página é necessário que sejam incluídos dados de contato e outros que auxiliem no filtro para que a empresa seja localizada nas buscas dentro do Facebook.
Antes de finalizar, é recomendado revisar as informações antes de clicar em “publicar”. Para dar funções extras à página, pode-se conectar contas de Whatsapp e Instagram para ampliar a divulgação e conversas.
Promover a fanpage faz parte do trabalho diário de manutenção da página. Esse trabalho é muito mais amplo do que apenas compartilhar as publicações entre amigos. Ele envolve uma conexão com o público, por isso é importante que haja uma interação – se possível, em tempo real. Publicar uma vez e sumir faz com que a base não tenha proximidade e não crie uma relação com a marca. Manter a página sempre atualizada é o básico e, por isso, existem ferramentas de agendamento de publicações para redes sociais. Lembre-se: o Facebook informa aos fãs quanto tempo uma fanpage demora para responder às mensagens.
Outra alternativa é investir em anúncios. Eles não são muito caros e podem ser ajustados conforme a verba disponibilizada e garantem visibilidade e alcance muito maiores.
Muitas pessoas acham que são os conteúdos virais que fazem uma página ter sucesso e alto engajamento. Questões simples como URL personalizada e estar categorizada de maneira correta podem ajudar muito no crescimento da fanpage. Além disso, é essencial que todas as informações da empresa estejam preenchidas e atualizadas.
Em relação ao conteúdo é importante que haja uma identidade visual atraente e padronizada. Esse mesmo conteúdo não precisa ser focado em venda todo o tempo. Para que se crie autoridade e interesse do público é preciso que a maior parte das publicações seja de temas interessantes aos fãs e que estejam alinhados aos negócios e uma pequena parte diretamente sobre ofertas e vendas.
Caso a empresa seja de um estabelecimento físico, o Facebook permite incluir a opção de “negócio local”, que amplia mais informações como horário de funcionamento, avaliações do local e até mesmo agendamento.
Por fim, monitore e conheça qual é o melhor horário de publicação. Cada negócio tem o seu, então é essencial que a página de Analytics seja acessada e estudada para oferecer o melhor conteúdo na melhor hora ao público.
Fonte: Mundo do Marketing