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Conheça 10 termos do marketing digital que todo mundo fala

Publicado por tecnodefine em fevereiro 26, 2021
Categorias
  • Marketing digital
Tags
  • Conteúdo
  • Marketing
  • SEO

Durante o ano de 2020, a realidade das pessoas foi completamente transformada. Os métodos de trabalho para quem tem negócios de forma física e on-line foram completamente modificados para se adaptarem à transformação digital que foi acelerada devido à pandemia.

Para se ter uma ideia, a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, realizada pelo Paypal Brasil em parceria com a Big Data Corp, aponta que o e-commerce bateu um recorde em 2020, totalizando mais de 1,3 milhão de lojas on-line, alcançando um ritmo de crescimento de 40,7% ao ano.

Para ter sucesso em meio à esta nova realidade digital, as pessoas buscaram começar a entender mais sobre o marketing digital. Junto com isso vieram os termos de marketing que muitas pessoas falam, mas nem todas entendem.

Para entender os termos que são falados neste meio é importante começar entendendo o que realmente é o marketing digital. Acredito que o principal ponto que deve ser enfatizado é que este marketing é uma forma de usar estratégias para divulgar seus produtos e desenvolver a sua marca que pode criar uma conexão maior com os seus consumidores.

Para além disso, não basta somente entender o que é marketing digital, mas também saber como fazê-lo para conseguir alcançar os resultados desejados.

Em meio a esse cenário de pandemia, o marketing digital está salvando os negócios. Mas é necessário tomar alguns cuidados para mirar em estratégias certeiras: O maior erro que muitos negócios vêm cometendo é não entenderem como as estratégias devem ser aplicadas e não terem uma estrutura robusta – simplesmente criam a loja e não seguem um posicionamento.

Hoje, é visível que qualquer negócio, seja físico ou on-line, deve ter um posicionamento de marketing digital.

Pensando nisso, listo alguns termos importantes que envolvem o marketing digital. Confira:

1. Público-alvo

Se o e-commerce já existe, é preciso partir do pressuposto que ele precisa ter um público-alvo para determinar as ofertas dele e o nicho que está inserido.

A determinação do nicho é fundamental para criar um passo a passo do e-commerce. É preciso definir se vai vender produtos relacionados à saúde, moda, decoração ou outros.

Além disso, é fundamental saber com quem você fala. O e-commerce pequeno deve focar em um nicho específico, porque fica mais difícil concorrer com os grandes que oferecem diversos produtos e fazem grandes investimentos em ações de marketing e publicidade.

2. Marketing de relacionamento

Um dos principais pontos para conseguir mais engajamento é criar uma relação de confiança com o consumidor para que ele compre da marca e seja fiel a ela.

Hoje em dia, é ainda mais essencial para quem busca impulsionar suas vendas, direcionar as ações para os clientes, fazendo com que eles se sintam valorizados. Isso pode ser feito informando o cliente de ofertas e descontos, criando programas de fidelidade, realizando pesquisa de satisfação e até mesmo investindo em um serviço de atendimento ao cliente.

Essa é a base do marketing de relacionamento e também uma forma de manter seus clientes satisfeitos e encontrar novos públicos.

3. Marketing de conteúdo

O principal objetivo dessa estratégia é criar e divulgar conteúdos para o público-alvo da empresa, fazendo com que os clientes criem uma identificação com a marca.

Acredito que o principal ponto é montar um conteúdo que tenha consistência, seja em qual for a plataforma utilizada. Essa também é uma maneira de mostrar ao Google que o site tem um conteúdo bom e que atrai o cliente.

Além disso, essa estratégia gera valor e aumenta o engajamento da audiência, e também facilita a segmentação da audiência, já que é justamente quando pode se referir ao seu público-alvo de forma personalizada.

4. Remarketing

Essa é uma outra poderosa estratégia de anúncios que, em alguns momentos, não recebe o crédito merecido.

O remarketing basicamente se baseia em criar anúncios para quem já teve contato com alguma oferta da loja. Se alguém visita a página de um produto, os anúncios de remarketing “vão seguir” a pessoa, onde quer que ela vá na internet.

Unindo todos esses pontos é possível ter uma estratégia de marketing digital e de conteúdo que ajude a alavancar seu negócio. Essa é uma forma de ajudar a alavancar as suas vendas e alcançar aquele público que já demonstrou interesse em seu produto ou serviço.

5. Facebook Ads e Google Ads

Essa é uma forma de fazer publicidade on-line direcionada aos visitantes do seu site. É normal que os visitantes não comprem produtos na primeira visita ao site, então essa é uma ótima opção para exibir produtos visualizados recentemente em forma de patrocínio dentro da rede social.

Quando as pessoas optam por criar campanhas de remarketing, é importante levar em consideração os produtos que têm mais destaque no site. Dessa forma, é mais fácil saber os principais interesses dos usuários, além de aumentar as chances de obter boas taxas de conversão.

Também é uma maneira de atingir de forma específica não somente quem já visitou o site, mas também pessoas que procuram por produtos relacionados ao que a pessoa vende.

6. Afiliado de plataformas

Outra alternativa para quem não quer precisar de produtos para vender e nem de qualquer tipo de investimento, é preciso apenas entrar em plataformas como Hotmart e Eduzz e se afiliar aos itens que estão disponíveis gratuitamente.

Com isso, é preciso iniciar a divulgação dos produtos e ganhar uma comissão por cada venda. As comissões variam entre 40% até 70% de cada produto, então são valores bem altos.

Na Hotmart, por exemplo, se a pessoa se afilia e começa a vender um produto de R$ 500, há chances dela ganhar até R$ 300 em cima dele. Ser um afiliado é uma das melhores formas de começar do zero para ter uma renda extra.

7. Produtor digital

Nas mesmas plataformas para ser um afiliado, também existe a opção de ser um produtor. Neste caso, se o interessado tem algum conhecimento e gostaria de compartilhar, poderá criar produtos digitais como e-books, palestras, cursos e vender na plataforma, podendo assim ganhar uma renda extra em cima.

Nessas plataformas, há produtos de todos os tipos. Com base nos seus conhecimentos, você pode criar um produto digital e vender para quem tiver interesse.

Ser um produtor é uma forma legal de se trabalhar, já que torna-se possível falar sobre algo que gosta, gerando grandes retornos financeiros.

8. Dropshipping

Essa também é uma ótima estratégia para quem deseja trabalhar com vendas, mas não quer precisar de estoque. Quando um consumidor for comprar algum produto oferecido na loja virtual, o trabalho será apenas avisar o seu fornecedor do pedido que recebeu e ele mesmo irá enviar direto para quem comprou.

Existem pessoas que não acreditam muito nessa forma de ganhar dinheiro, mas funciona bastante. Se o fornecedor vende o produto por certo preço, você irá vender por um valor um pouco maior e irá ganhar dinheiro somente por essa intermediação. Existem pessoas que ganham muito dinheiro trabalhando dessa forma, é realmente válido tentar.

9. Técnicas de SEO

Para atrair consumidores de forma orgânica, a melhor estratégia é o tráfego orgânico gerado pelo Google que pode ser conquistado implementando boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Uma das melhores formas de trabalhar é com o chamado “SEO On Page”, em que são trabalhadas técnicas dentro do próprio site para melhorá-lo e atrair mais buscas.

As técnicas devem ser aplicadas nos sites ou conteúdos para ajudá-los a ficarem melhor posicionados, e, assim, os sites começam a receber mais tráfego, e, consequentemente, têm mais chances de aparecer na primeira página de buscas do Google.

10. Linkagem externa

Uma das principais técnicas de SEO, a estratégia de ‘linkagem’ externa funciona de forma que outros sites apontam para o seu site e conteúdo por meio de links.

Para que isso aconteça, o mais necessário é criar um bom conteúdo para que outras pessoas referenciam o seu texto ou site quando falarem sobre determinado assunto.

Parcerias com outros sites também podem ser uma boa opção. Essa ‘linkagem’ externa ajuda a mostrar ao Google que o site é bom e a receber mais cliques, aumentando o rankeamento nas buscas.

Fonte: Promoview | Por: Alex Vargas

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