No marketing digital, a persona representa o cliente ideal de determinada marca e serve, principalmente, para definir a estratégia de comunicação.
Ou seja, pode ser o ponto de partida para uma empresa decidir qual será o seu design, estilo, quais canais deve estar e, também, quais influenciadores podem ser selecionados para a divulgação.
Se você já trabalha ou pretende trabalhar com as redes sociais, saiba que um influenciador digital se torna uma empresa, uma marca.
Com isso, é essencial definir qual será a persona, pois, a partir disso, ficará mais fácil decidir quais empresas fazem sentido serem divulgadas nas suas redes sociais, quais conteúdos produzir e, principalmente, qual público deseja atingir e influenciar.
A criação da persona é um processo que demanda muito estudo e pesquisa.
Não dá para simplesmente sair descrevendo alguém que você acha que representa o seu público e, ao mesmo tempo, não dá para cair na velha objeção de ‘eu já conheço os meus seguidores’, pois as nossas percepções podem nos enganar.
Por isso, a Non Stop, maior agência de influenciadores digitais da América Latina, lista os quatro passos para te ajudar neste processo.
Aproveite todos os dados que as redes sociais oferecem e estude o tipo de pessoa que você consegue atingir e influenciar.
Coletar esses dados é importante para saber qual o tipo de conteúdo chama mais atenção nas suas redes sociais e, principalmente, para te ajudar a definir qual o público que mais se interessa pelo seu perfil.
Muito se fala sobre sempre fazer perguntas ao produzir um post, stories ou vídeo, por exemplo, pois elas costumam gerar engajamento.
Porém, mais do que isso, as perguntas são importantes para que você entenda ainda mais sobre o seu público e colete informações adicionais, que talvez o algoritmo não consiga lhe trazer.
Após coletar os dados e informações e analisá-los com cuidado, chegou o momento de estruturar a sua persona.
Imagine que você está criando realmente um ‘avatar’ de quem é o seu público e, por isso, precisa ser algo extremamente detalhado.
Por exemplo, escolha o gênero, idade, crenças, hobbies, estilo de vida, hábitos de compra, mídias sociais que mais utiliza, entre outras informações.
Quanto mais detalhada e criteriosa, mais perto você estará do seu público ideal.
Depois de tudo feito e definido, não esqueça de utilizar a sua persona para trabalhar nas redes sociais.
Ela te ajudará em todos os momentos, desde a criação de conteúdo, forma de falar com o seu público, horário de publicação e marcas que você deve fechar parceria até qual rede social deve ter maior investimento do seu tempo.
Fonte: Jornal Contábil | Por: Wesley