• Entre em contato!
  • +55 31 9 9440 - 0278
  • contato@tecnodefine.com.br
tecnodefine-logo-2021-modelo2tecnodefine-logo-2021-modelo2tecnodefine-logo-2021-modelo2tecnodefine-logo-2021-modelo2
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
  • Orçamento
  • Blog
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
  • Orçamento
  • Blog
7 dicas de Marketing para Delivery
maio 11, 2021
WhatsApp Pay começa a funcionar; saiba como configurar
maio 14, 2021

Engajamento do Instagram aumenta, enquanto do Facebook cai, aponta mLabs

Publicado por tecnodefine em maio 13, 2021
Categorias
  • Marketing digital
Tags
  • Facebook
  • Instagram

Dados apresentados mostram que o setor de Finanças foi o que teve melhor performance no Instagram no final do ano passado

Desde o início da pandemia e o consequente movimento de aceleração da transformação digital, com a entrada de novos negócios nas mídias sociais, o Instagram tem se tornado cada vez mais o centro das ações. O canal continua com Taxas de Engajamentos superiores às do Facebook, sendo a média dessa rede cerca de quatro vezes maior. Esse é um dos principais resultados da pesquisa Engajamento Facebook e Instagram 2021, realizada pela mLabs.  

De acordo com a pesquisa, o Feed do Instagram apresentou uma Taxa de Engajamento de 9,30% no último trimestre de 2020, 7,29% maior do que no primeiro trimestre do mesmo ano. Em contrapartida, o Facebook apresentou uma queda de 7,69%, quando comparado o último trimestre de 2020 ao primeiro.

Para a análise de engajamento, são considerados curtidas, compartilhamentos, comentários, cliques, reactions (Facebook) e interações nos recursos do Instagram Stories.  Os dados revelaram também que, no período analisado, o Feed do Instagram engajou mais do que o formato Stories. A média da Taxa de Engajamento do Feed foi 36% maior, o que reforça a importância de empresas, profissionais da área e agências trabalharem os dois formatos na estratégia de forma integrada e complementar.   

Outro dado a ser observado é que, na maioria dos setores, os perfis menores, isto é, o de até 10 mil seguidores, engajaram mais. No Instagram, eles obtiveram um crescimento médio de 10,79% na Taxa de Engajamento no último trimestre de 2020; já no Facebook, o incremento foi de 2,59%.

Um fato relevante apontado pela mLabs é que, conforme a pandemia avança, mais negócios entram nas redes sociais, fazendo sua digitalização. Quanto mais negócios, mais posts dentro de uma mesma rede. Portanto, maior a concorrência pela atenção. Isso diminui o alcance médio geral dos posts, mas não necessariamente o engajamento. Tudo isso fica evidente ao ver que o engajamento geral do último trimestre de 2020 foi maior que o do primeiro. Mais uma prova de que o conteúdo em si é que pesa mais.

Finanças, o setor com maior engajamento no Instagram  

A crise e todas as demais variáveis provocadas pela pandemia fizeram com que as pessoas se interessassem e interagissem mais com marcas do setor financeiro. Essa afirmação pode ser confirmada pelo resultado da pesquisa da mLabs, que mostrou que no Instagram, o setor de Finanças foi o que apresentou a melhor performance no final do ano passado em comparação ao primeiro trimestre de 2020, com crescimento de 35,97% na Taxa de Engajamento.

Outros setores que também tiveram incremento na Taxa de Engajamento no Instagram foram Saúde/Higiene e Celebridade/Figura Pública, com crescimento de 31,84% e 20,94%, respectivamente. As últimas posições são ocupadas pelos segmentos de Esporte, Automotivo / Alimentos e Eletrônicos. Esses setores foram os que pior performaram na comparação entre o último e o primeiro trimestre do ano passado no canal, apresentando queda de 14,70%, 10,79% e 10,21% respectivamente.  

Bebidas, o setor com maior engajamento no Facebook 

Já no Facebook, quem apresentou melhor performance foi o segmento de Bebidas, que teve um crescimento de 86,73% na Taxa de Engajamento no final do ano de 2020 em comparação com o primeiro trimestre do mesmo ano. Outros que tiveram boa performance no canal foram os de Celebridades/Figura Pública e Esportes, com crescimento de 11,37% e 0,61%, respectivamente.  

As últimas colocações no ranking de engajamentos no Facebook são ocupadas por Eletrônicos, Moda / Luxo / Beleza e Alimentos. Esses segmentos foram os que pior performaram na comparação entre o último e o primeiro trimestre de 2020 no canal, apresentando queda de 42,31%, 41,44% e 41,31% respectivamente.

Para a realização da pesquisa, que teve como objetivo contribuir para o entendimento do comportamento dessas mídias pelos profissionais da área e pela comunidade empreendedora, foram coletados dados de perfis comerciais, que possuem até 500 mil seguidores, entre janeiro e dezembro de 2020, e também analisadas mais de 720 milhões de publicações agendadas pela mLabs.  

Essa é a primeira pesquisa no mercado brasileiro que traz o engajamento real e não o público, ao mostrar a Taxa de Engajamento por meio do alcance e impressões dos posts, e não pelo número de seguidores. Acesse a pesquisa Engajamento Facebook e Instagram 2021 no site da mLabs.

Fonte: Mundo do Marketing

Compartilhar
1
tecnodefine
tecnodefine

Artigos Relacionados

junho 17, 2021

6 dicas para tirar o seu negócio do zero em 2021


Leia mais
junho 4, 2021

5 passos para o seu negócio se conectar com questões sociais


Leia mais
maio 28, 2021

7 dicas do Instagram para seu negócio fazer mais sucesso na rede


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog

  • Dicas sobre como administrar uma Fanpage e se destacar nas redes sociais junho 18, 2021
  • 6 dicas para tirar o seu negócio do zero em 2021 junho 17, 2021

Seg - Sex: 8am - 6pm

+55 (31) 9 9440 - 0278
contato@tecnodefine.com.br
© 2021 Tecno Define. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
  • Orçamento
  • Blog