Varejo ligado a essas áreas cresceu 6% em volume de usuários únicos nas redes. Sites com dicas de restaurantes e receitas também tiveram picos de acesso
Diante dos novos desafios encontrados nos últimos meses e da mudança de comportamento dos consumidores, o mercado de venda de comidas e bebidas se reinventou por meio do e-commerce e cresceu 6% em volume de usuários únicos no comparativo entre dezembro de 2019 e 2020, segundo relatório da Comscore. Com mais tempo em casa as pessoas se desafiaram na cozinha e colocaram seus dotes culinários em ação fomentando ainda mais a categoria do varejo relacionada a alimentos, supermercados e mercearia.
Por isso, a busca on-line por serviços delivery de supermercados e restaurantes apresentou altas nas redes. Portais ligados a receitas e dicas culinárias também tiveram alta de acesso e bom posicionamento. Apesar da audiência desse setor apresentar preferência de consumo via mobile, houve acréscimo de 30% entre usuários de dispositivos desktop neste período. Além disso, o público feminino representou quase 60% da concentração de internautas, registrando uma afinidade com esses temas 17 vezes acima da média da internet.
A análise destacou ainda que, em 2020, a média de consumo de conteúdos on-line da subcategoria de Retail-Food/Supermarket/Grocery teve acréscimo de mais 160% no total de minutos acessados na rede e mais de 128% de minutos consumidos por cada visitante dos portais em relação a 2019. Em 2020, a Comscore registrou uma média de consumo de quase 40 horas de acesso a conteúdos relacionados ao assunto no geral, e 45 minutos de audiência média por internauta.
Ao longo de 2020, a subcategoria “Lifestyle food”, que contempla sites que fornecem avaliações sobre restaurantes, receitas, dicas de culinária e planos de refeição, também apresentou comportamento similar à do varejo alimentício, com picos de audiência nos meses iniciais ao Coronavírus (abril e maio), quando grande parte das pessoas estavam reclusas. Em dezembro, com a segunda onda do vírus, os resultados voltaram a apresentar acréscimo.
Em relação aos temas de interesse dos internautas, a análise destaca alguns assuntos mais relevantes entre o público: os consumidores de bebidas alcoólicas representam 36 milhões de usuários; aqueles que cozinham como opção de vida mais saudável somam mais 30 milhões de pessoas; os que optam por delivery chegam a quase 36 milhões; e 13 milhões se empenham como aspirantes a chef.
Segundo a análise, Ifood, UberEats e Rappi aparecem como líderes entre os apps. Ainda assim, novos players que estrearam em 2020 também se tornaram destaque nos serviços: aplicativos como Zé Delivery, 99 Food e Cornershop tiveram aumento ininterruptos no volume de internautas ao longo do ano, chegando a 3,3 milhões, 2,3 milhões e 1,3 milhões de usuários, respectivamente, em dezembro. Esses dados comprovando, ainda, o crescimento dos usuários de aplicativos de entrega no setor de alimentos e bebidas. Esses dados comprovam, ainda, o crescimento dos usuários de aplicativos de entrega no setor de alimentos e bebidas.
A indústria de bebidas alcóolicas garantiu mais de um bilhão de impressões entre janeiro e novembro de 2020, em relação ao inventário de publicidade online para desktop. Nesse sentido, em agosto de 2020 pelo menos 30% dos usuários que se declararam consumidores de álcool, navegaram nos grandes players de e-commerce do segmento. Em relação a sites de compra de vinhos, houve crescimento de mais de 150% no volume de internautas no comparativo de dezembro de 2019 e dezembro de 2020. As marcas Evino, Ambev e Diageo compõem 71% do share de publicidade dessa categoria.
Em sua análise, a Comscore também analisou quais foram os sites de receita mais populares em 2020, chegando a um top 5 formado por: Tudo Gostoso, Receitas.com (Gshow), Receitas Nestlé, Comidinhas Do Chef e Tudo Receitas. Em relação ao número de usuários, na comparação entre março (início da pandemia) e dezembro (início da segunda onda), o destaque foi para o site Receitas Nestlé, que aumentou seu número de visitas em mais de 60%, seguido pelo Tudo Gostoso, que teve acréscimo de quase 20% entre os visitantes.
Em 2020, os sites de algumas marcas que também tiveram alta na média de visitas, se comparado com 2019: Seara cresceu mais de 107%, Ajinomoto, 57%; Sadia, 32%; e Perdigão, 8%. Além disso, a performance da categoria de publicações e sites de receitas também foi impulsionada nas redes sociais, com mais de 84 milhões de interações em todas as redes entre os mais de 59 milhões de usuários.
Fonte: Mundo Marketing